sábado, 6 de novembro de 2010

O legado cultural da Mesopotâmia

 A Mesopotâmia é considerada uma das civilizações mais antigas da história (4000 a.C até 642 d.C.). Seu legado cultural é impressionante, pois os povos que ali viveram inventaram a cidade-estado, a religião formal, a escrita, a matemática, as leis e muito da arquitetura. Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque.. Essa grande primeira cidade foi o berço da arte e da arquitetura antigas, bem como o local dos Jardins Suspensos e da Torre de Babel.
  A Torre de Babel, de noventa metros de altura era considerada para os babilônios a câmara em que seu deus dormia. O historiador grego Heródoto descreveu-a com um amontoado de oito torres empilhadas, com 120 leões em cerâmica vitrificada vivamente colorida conduzindo a portões de metal maciço. Uma escada em espiral externa levava ao topo da torre, onde um santuário interno continha um sofá e uma mesa de ouro ricamente adornados.  
  Os Jardins Suspensos, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, eram igualmente grandiosos. Constituíam em uma série de quatro terraços de tijolos erguendo-se sobre o rio Eufrates, com árvores e arbustos de flores luxuriantes se debruçando sobre a cidade. 
   Usando o tijolo seco como bloco básico da construção, os mesopotâmicos planejaram cidades complexas ao redor do templo. Esses amplos complexos arquitetônicos incluíam não só um santuário fechado, mas também oficinas, armazéns e zonas residenciais. Pela primeira vez a vida era regularizada, com divisão do trabalho e ações coletivas, como a defesa e os projetos de obras públicas.
  O palácio de Sargão II, ilustra bem esta civilização de arquitetos, pois ele cobria mais de cem quilômetros, situado num outeiro artificial de 15 metros de altura, o palácio ocupava cerca de 1.600 metros quadrados da cidade. O zigurate, torre em forma de pirâmide, era o ponto mais alto de toda cidade, um grande templo de tijolos de sete andares de seis metros de altura cada um, e cada um pintado de uma cor diferente.
  A mesopotâmia foi o lugar de uma civilização especial, pois mesmo sendo um das primeiras a existir conseguiu deixar um legado muito grande para nós, principalmente na arquitetura. 

Um comentário: