domingo, 24 de outubro de 2010

A arte pré-histórica

 É no Paleolítico Superior que o homem produz uma verdadeira explosão artística e deixa amostra para o mundo seu magnífico trabalho. 
 A escultura se destaca desde o primeiro momento e há de ser sua fase mais ativa. Supõe-se que esta atividade teve sua origem na observação de pedras, troncos ou outros objetos que por acaso se assemelhavam a figuras de animais a que o homem pré-histórico, pela sua atividade de caçador, estava acostumado. Aparecia, assim, o primeiro artista. O caminho para chegar ao autentico artista criador de objetos mediante a talha de ossos, madeira ou a própria pedra, não teria sido demasiado difícil para seres inteligentes como aqueles. Talvez este processo tenha acontecido em um dado momento durante o período Musteriense. Se não ocorreu assim, então a arte dispôs de uns 30 000 anos para sua evolução e difusão.
 A arte rupestre surgiu no primeiro momento de formas bem simples somente depois de dominarem as técnicas é que os homens primitivos começaram a desenhar e pintar animais. As pinturas de bisões, veados, cavalos, bois, mamutes e javalis se situavam nos recessos das cavernas, longe das superfícies habitadas e da luz do sol. Os arqueólogos especulam que os artistas criavam as figuras para garantir uma boa caça. Muitos animais apareciam trespassados por flechas, e furos nas paredes indicam que os habitantes das cavernas atiravam lanças nos animais desenhados.
 No período do Neolítico as pessoas passam a ser representadas em sua vida cotidiana e assim neste momento surge a idéia de movimento através da imagem fixa, ocorre à invenção da cerâmica e as esculturas em metal. Surge também a escrita pictográfica que consiste em representar seres e idéias pelo desenho, um grande passo para a escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário